
I. Apresentação do Curso
A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) apresenta o Curso Competências em Docência Clínica e Preceptoria. Este curso faz parte das ações da ABEM que tem como missão “Desenvolver a educação médica visando a formação de um profissional capaz de atender às necessidades de saúde da população, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Nas últimas décadas, ocorreram mudanças nas Leis de formação dos profissionais de nível superior no Brasil, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Na área da saúde, ressalte-se a última – Lei 12.871 – mais conhecida como a Lei do Mais Médicos trouxe para as instituições de ensino superior o desafio de reorientar as práticas formativas de profissionais de saúde, bem como da educação permanente e continuada dos mesmos (Pereira, 2007).
Tais iniciativas se fundamentam processo ensino-aprendizagem crítico e reflexivo, o qual se justifica pela possibilidade do estudante compreender criticamente a realidade do sistema de saúde, onde está inserida sua futura prática profissional, e construir o conhecimento a partir da articulação entre teoria e prática e da experiência da interdisciplinaridade. Por isso, há necessidade de fortalecer as relações entre profissionais de saúde, instituições de ensino e comunidade e de redefinir processos formativos para atuação em um mundo cada vez mais novo e em constante processo de transformação, garantindo o atendimento integral e humanizado à população (De Sordi, 1998).
Nesse sentido, a articulação ensino-serviço-comunidade apresenta-se como importante estratégia para efetiva integração entre teoria e prática, devendo, também, se colocar a serviço da reflexão da realidade, possibilitando ao estudante elaborar críticas e buscar soluções adequadas para os problemas de saúde encontrados, guardando-se o compromisso e a responsabilidade com o usuário pelo cuidado para emancipação do outro (Chirelli, 2002). Ainda, o ensino da Medicina, tanto na graduação como na pós-graduação não se restringe somente aos docentes, mas sim a diversos profissionais que passam a integrar o quadro dos educadores: docentes, profissionais de saúde, entre outros.
Diante deste contexto, o Curso Competências em Docência Clínica e Preceptoria, concebido pela ABEM em parceria com escolas médicas de universidades brasileiras (Centros Colaboradores Certificadores) possui como finalidade desenvolver competências para a prática da docência clínica e preceptoria em professores e profissionais de saúde para que, nos cenários reais dos serviços em que atuam, possam participar efetivamente da formação de estudantes de medicina e de médicos residentes para os desafios postos no século XXI.
Os Centros Colaboradores Credenciadores (CCC) são integrados por escolas médicas associadas e que têm sido parceiras da ABEM em diversos projetos que visam a melhoria da educação médica brasileira. Os CCC pertencem às diferentes regionais da ABEM, possuem experiência em Educação à Distância (EaD) e estão localizados estrategicamente.
O número de vagas do Curso Competências em Docência Clínica e Preceptoria, destinado a cada CCC, guarda relação com o número de vagas existentes para o 1º ano de graduação em Medicina na área de abrangência. A Tabela 1 apresenta a distribuição dos CCC.
Tabela 1 – Distribuição das vagas do Curso Competências em Docência Clínica e Preceptoria por Centro Colaborador, de acordo com as regionais da ABEM, o total de escolas médicas e o *número de vagas de 1º ano na graduação em Medicina. *Fonte: www.escolasmedicas.com.br, em novembro/2017. |
|||||
Regional ABEM |
Estado |
Total de Escolas Médicas |
Vagas 1º ano (escolas médicas) |
No de vagas Curso CDCP |
Centros Colaboradores |
CO |
Goiás |
11 |
954 |
40 |
UFMS UNICEUB |
Mato Grosso |
6 |
446 |
25 |
||
Distrito Federal |
5 |
440 |
22 |
||
Mato Grosso do Sul |
5 |
388 |
22 |
||
MG |
Minas Gerais |
43 |
4447 |
150 |
UFMG e UFU |
N |
Tocantins |
6 |
518 |
25 |
UFPA
|
Pará |
6 |
630 |
25 |
||
Amazonas |
4 |
435 |
15 |
||
Rondônia |
4 |
285 |
15 |
||
Acre |
2 |
161 |
15 |
||
Amapá |
1 |
60 |
15 |
||
Roraima |
1 |
80 |
15 |
||
NE |
Rio Grande do Norte |
5 |
472 |
22 |
UPE
|
Pernambuco |
10 |
1110 |
40 |
||
Paraíba |
9 |
935 |
32 |
||
NE |
Piauí |
7 |
671 |
25 |
UFPI-Parnaíba |
Ceará |
7 |
840 |
25 |
||
Maranhão |
6 |
539 |
25 |
||
NE |
Bahia |
19 |
1714 |
65 |
UFBA |
Alagoas |
4 |
350 |
15 |
||
Sergipe |
3 |
300 |
15 |
||
RJ/ES |
Rio de Janeiro |
21 |
2511 |
70 |
- |
Espírito Santo |
5 |
520 |
22 |
||
SP |
São Paulo |
59 |
6106 |
200 |
UNESP e FAMERP |
SUL I e SUL II |
Rio Grande do Sul |
18 |
1677 |
60 |
UPF UEL |
Paraná |
18 |
1839 |
60 |
||
Santa Catarina |
12 |
907 |
40 |