I. Apresentação do Curso

A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) apresenta o Curso Competências em Docência Clínica e Preceptoria. Este curso faz parte das ações da ABEM que tem como missão “Desenvolver a educação médica visando a formação de um profissional capaz de atender às necessidades de saúde da população, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Nas últimas décadas, ocorreram mudanças nas Leis de formação dos profissionais de nível superior no Brasil, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Na área da saúde, ressalte-se a última – Lei 12.871 – mais conhecida como a Lei do Mais Médicos trouxe para as instituições de ensino superior o desafio de reorientar as práticas formativas de profissionais de saúde, bem como da educação permanente e continuada dos mesmos (Pereira, 2007).

Tais iniciativas se fundamentam processo ensino-aprendizagem crítico e reflexivo, o qual se justifica pela possibilidade do estudante compreender criticamente a realidade do sistema de saúde, onde está inserida sua futura prática profissional, e construir o conhecimento a partir da articulação entre teoria e prática e da experiência da interdisciplinaridade. Por isso, há necessidade de fortalecer as relações entre profissionais de saúde, instituições de ensino e comunidade e de redefinir processos formativos para atuação em um mundo cada vez mais novo e em constante processo de transformação, garantindo o atendimento integral e humanizado à população (De Sordi, 1998).

Nesse sentido, a articulação ensino-serviço-comunidade apresenta-se como importante estratégia para efetiva integração entre teoria e prática, devendo, também, se colocar a serviço da reflexão da realidade, possibilitando ao estudante elaborar críticas e buscar soluções adequadas para os problemas de saúde encontrados, guardando-se o compromisso e a responsabilidade com o usuário pelo cuidado para emancipação do outro (Chirelli, 2002). Ainda, o ensino da Medicina, tanto na graduação como na pós-graduação não se restringe somente aos docentes, mas sim a diversos profissionais que passam a integrar o quadro dos educadores: docentes, profissionais de saúde, entre outros.

Diante deste contexto, o Curso Competências em Docência Clínica e Preceptoria, concebido pela ABEM em parceria com escolas médicas de universidades brasileiras (Centros Colaboradores Certificadores) possui como finalidade desenvolver competências para a prática da docência clínica e preceptoria em professores e profissionais de saúde para que, nos cenários reais dos serviços em que atuam, possam participar efetivamente da formação de estudantes de medicina e de médicos residentes para os desafios postos no século XXI.

Os Centros Colaboradores Credenciadores (CCC) são integrados por escolas médicas associadas e que têm sido parceiras da ABEM em diversos projetos que visam a melhoria da educação médica brasileira. Os CCC pertencem às diferentes regionais da ABEM, possuem experiência em Educação à Distância (EaD) e estão localizados estrategicamente.

O número de vagas do Curso Competências em Docência Clínica e Preceptoria, destinado a cada CCC, guarda relação com o número de vagas existentes para o 1º ano de graduação em Medicina na área de abrangência. A Tabela 1 apresenta a distribuição dos CCC.

Tabela 1 – Distribuição das vagas do Curso Competências em Docência Clínica e Preceptoria por Centro Colaborador, de acordo com as regionais da ABEM, o total de escolas médicas e o *número de vagas de 1º ano na graduação em Medicina. *Fonte: www.escolasmedicas.com.br, em novembro/2017.

Regional

ABEM

Estado

Total de Escolas Médicas

Vagas 1º ano (escolas médicas)

No de vagas Curso CDCP

Centros Colaboradores

 

 

 

CO

Goiás

11

954

40

             

 

 UFMS

UNICEUB

Mato Grosso

6

446

25

Distrito Federal

5

440

22

Mato Grosso do Sul

5

388

22

MG

Minas Gerais

43

4447

150

 UFMG e UFU

 

 

 

 

 

N

Tocantins

6

518

25

 

 

 

 

 

UFPA

 

 

 

Pará

6

630

25

Amazonas

4

435

15

Rondônia

4

285

15

Acre

2

161

15

Amapá

1

60

15

Roraima

1

80

15

 

 

NE

Rio Grande do Norte

5

472

22

 

 

UPE

 

Pernambuco

10

1110

40

Paraíba

9

935

32

 

 

NE

Piauí

7

671

25

 

 UFPI-Parnaíba

Ceará

7

840

25

Maranhão

6

539

25

 

 

NE

Bahia

19

1714

65

 

 

UFBA

Alagoas

4

350

15

Sergipe

3

300

15

 

RJ/ES

Rio de Janeiro

21

2511

70

 -

Espírito Santo

5

520

22

SP

São Paulo

59

6106

200

 UNESP e FAMERP

 

SUL I e SUL II

Rio Grande do Sul

18

1677

60

 

 UPF

UEL

Paraná

18

1839

60

Santa Catarina

12

907

40